Sobre-TSH

A melhor forma de saber se a sua glândula está funcionando bem é realizar exame de sangue para a dosagem de TSH (do inglês Thyroid Stimulating Hormone).

Saiba mais sobre esse exame:

Exame de TSH (hormônio tireoestimulante)

Material examinado: sangue

Finalidade do exame: A dosagem de TSH é considerada como a primeira opção para o diagnóstico de disfunções tiroideanas (hipotiroidismo e hipertiroidismo primários). Por exemplo, o TSH é o primeiro hormônio a se alterar nos casos de hipotiroidismo primário.

Valores de referência: os valores de referência variam de acordo com a idade do paciente. De forma geral, os valores de TSH estão aumentados nos casos de hipotiroidismo (diminuição da função da tireoide) e diminuídos nos casos de hipertiroidismo (aumento da função da tireoide).

Outras informações: São necessárias 3 horas de jejum para a coleta do exame. O tempo para receber o resultado pode variar em cada laboratório. Medicamentos utilizados nos últimos 30 dias antes da coleta devem ser informados, pois podem alterar os resultados. Os resultados dos exames laboratoriais devem ser analisados pelo médico, em conjunto com a avaliação clínica do paciente, para possibilitar o diagnóstico e a indicação do melhor tratamento.